30 de jan de 2013

Scrap e Técnicas de Dobradura

Uma das coisas bacanas que vejo no mundo do artesanato é a combinação de diferentes técnicas. Tenho visto nos projetos de scrapbooking, além da Decoupáge, Costura, Patchcolagem, Pintura e Quilling, diversas técnicas de dobradura e Ornamentação como: Origami, Pyramid 3D, Iris Folding e Paper Embroidery.

As 'chiques' desse ramo são Carla Prediger, Pathy Razo e Lu Heringer, que criam verdadeiras obras de artes.

E para quem quiser conhecer e experimentar, deixo aqui um breve resumo transcrito do site da Carla, para saberem como são essas técnicas. Bjokas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Técnica Spirelli

Spirelli é uma técnica de origem Holandesa, que consiste em enrolar linha
sobre moldes específicos, obedecendo uma sequência e espaçamento padronizados, buscando ornamentar e criar projetos como cartões, layouts e itens em mdf.



Pyramid 3D
 
O Pyramid 3D é uma variação da técnica de ornamentação 3D em cartões, caixas e até mesmo quadros. O resultado final do trabalho nos lembra uma pirâmide. A confecção deste tipo de trabalho é fácil e rápida, principalmente porque não exige recortes detalhados e intricados das imagens. O corte, na maioria das vezes é feito em linhas retas.

Iris Folding

Íris folding é uma forma fácil e versátil de dobrar papéis, gerando peças coloridas e de grande beleza, onde combinamos cartões com janelas e papéis dobrados organizados em forma espiral. Surgiu na Holanda e leva este nome porque o centro do trabalho nos lembra a íris do olho ou da câmera fotográfica.
 
A técnica nos lembra a pintura numerada de desenhos dos antigos livros de colorir desenvolvidos para crianças. A diferença está no fato de que usamos papel ao invés de lápis de cor para executar o trabalho.

 
Paper Embroidery

É uma técnica de combinação do bordado com relevo sobre o papel, gerando um visual que nos lembra os antigos tecidos de bordado inglês.


Fonte: http://www.carla.prediger.nom.br



6 comentários:

  1. Essas técnicas realmente deixam lindos os trabalhos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade flor, to tentando aprender.... rss. bjokas

      Excluir
  2. Olá Taty.
    Obrigada pelo reconhecimento e palavras carinhosas a respeito do meu trabalho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, eu quem agradeço a oportunidade de nos inspirar e partilhar seus trabalhos. Bjokas

      Excluir
  3. Amei as informações!!
    Obrigada!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Bjokas