19 de mar de 2013

19 de Março: dia do Artesão!

Hoje, 19 de Março, é dia de homenagear o Artesão. Uhuhuhu!!!!!

Mesmo com incentivo do governo, abertura de mercado de exportação, capacitação e diversas publicações e programas da área na TV, muitos pensam, equivocadamente, que 'Fazer Artesanato' não se pode considerar uma profissão com 'renome'. Vendo o segmento exclusivamente como uma 'ocupação' para quem quer distrair, passar/ocupar o tempo, aprender algo novo, se 'curar' ou se 'encontrar', reaproveitar as coisas, ou mesmo, tentar a sorte de ganhar uma 'renda extra ou fixa', e personalizar seus presentes e itens de decoração.

É certo que podemos entender que 'fazer artesanato' possa ter um pouco disso também, mas é uma profissão/ocupação que merece todo nosso reconhecimento e respeito, pois é algo que é feito com amor, individualizado, com muito cuidado, dedicação, zelo e dominio de técnicas.

Por isso, quem acha-se no direito de 'colocar' preço no trabalho dos outros; comparar o artesanato com a produção de lojas/empresas; encomendar e não pagar, não conhecer a arte e 'dar palpite errado', e não dar o devido valor ao profissional, deveria rever seus conceitos!!!

Felicito todos os artesãos neste dia, das mais variadas diversas áreas que existem: Costura, Patchwork, Scrapbooking, Pintura, Decopauge, Biscuit, Renda Filó, Sabonetes e Velas artesanais, Apliquee, Croche, Ponto Cruz, Bordados, Tricot, Fuxico, E.V.A, Feltro, PET, Cerâmica, Renda, Filigrana, Origami, Madeira, Bonecos, etc.

Bjokas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Bjokas