25 de mar de 2013

Scrap Digital / Scrap Híbrido: possiblidades de combinação

No ano passado, fiz um post no blog do nosso grupo de scrappers (Simples Assim - Scrap entre amigas) com o que vivenciei do Scrap Digital. E como veio essa semana a sugestão da Sue Nasciolli para falar sobre Scrap Híbrido, vi uma utilidade em postar também aqui no blog.

-------------------------------------------------------------- 
O Scrap Digital


Com a popularização das máquinas de fotos digitais, a criação de cartões virtuais na internet e a evolução do trabalho dos designers gráficos, a ‘tradicional’ forma de se fazer o Scrapbooking ganhou uma variação: o ' Scrap Digital'.

O Scrap Digital ou o ‘Scrapbooking no computador’ é uma tendência que vem crescendo entre as scrappers, sendo uma forma econômica, de menor impacto ambiental e bem bacana de se organizar/decorar as fotos digitais, que quase nunca revelamos ou organizamos em álbum digital.

Também pode ser usado como uma forma complementar ao Scrap Artesanal. Sabe quando falta algum elemento ou mesmo um título em nosso layout? Podemos usá-lo para criar o que falta. Incrível, não?? E se quisermos ou não imprimir o projeto, fica também a escolha.

Combinar o Scrap Digital com o Scrap Artesanal traz excelentes e lindos resultados aos nossos projetos, e a essa combinação damos o nome de Scrap Híbrido!

O que é necessário para se fazer essa arte?

Usando o Word, Paintbrush ou programas de edição de imagens como Photoshop e mesmo de Scrap Digital como o Scrapbookflair e Scrapbook Max, essa arte digital nos oferece mil e uma possibilidades de criação, seja para personalização de festas, lembranças, criação de layouts, produção de banners, cartões, marcadores, personalização de blogs e o que mais pudermos criar.

Botão para blog que criei - usei elementos da freedigitalscrapbooking


Cartão híbrido (fiz na Oficina Virtual) - Usei Kit Armazém Criativo e Miçangas.



Criei esse frame usando o Scrapbookflair

Assim como no tradicional, o kit digital de scrap é composto por arquivos eletrônicos que tem papeis, texturas e elementos (formato em PNG – fundo transparente na imagem ou vetores), para serem usados conforme o tema a ser produzido.

Existem kits gratuitos (Freebies) para download em diversos sites da internet, QuickPages (layouts prontos que só precisamos inserir fotos), e os kits vendidos, criados por designers gráficos e comercializados em lojas e blogs de scrap.

Freebies
http://websterspages.typepad.com/webstershome/friday-trendsetters/
http://www.digiscrapdepot.com/freebies/
http://www.freedigitalscrapbooking.com

Vendidos
www.elo7.com.br
www.armazemcriativo.net/
http://www.scrapjackie.com.br/

Importante saber!

Algo muito discutido sobre o Scrap Digital é quanto ao uso e licenciamento dos kits.

Alguns designers exigem a divulgação da ficha técnica e devidos créditos do autor, outros não permitem a utilização para comercialização de produtos. Encontramos também, profissionais que oferecem licenciamento com expiração de uso, e os que exigem que o kit seja de uso estritamente pessoal, não podendo compartilhar ou distribuir em blogs (mesmo que se tenha pago por ele).

Então, fica a dica, antes de utilizar um kit digital, busque se informar sobre seu uso e reprodução!

Me contem, foi proveitosa essa leitura? Espero que tenham gostado.

Bjs, Taty Paganoto.

Fonte: Simples Assim - Scrap entre amigas

2 comentários:

  1. Adorei o post Amora!!!
    Super útil e esclarecedor.
    Bjoss e uma semana linda para você :)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Bjokas