30 de jan de 2013

Scrap e Técnicas de Dobradura

Uma das coisas bacanas que vejo no mundo do artesanato é a combinação de diferentes técnicas. Tenho visto nos projetos de scrapbooking, além da Decoupáge, Costura, Patchcolagem, Pintura e Quilling, diversas técnicas de dobradura e Ornamentação como: Origami, Pyramid 3D, Iris Folding e Paper Embroidery.

As 'chiques' desse ramo são Carla Prediger, Pathy Razo e Lu Heringer, que criam verdadeiras obras de artes.

E para quem quiser conhecer e experimentar, deixo aqui um breve resumo transcrito do site da Carla, para saberem como são essas técnicas. Bjokas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Técnica Spirelli

Spirelli é uma técnica de origem Holandesa, que consiste em enrolar linha
sobre moldes específicos, obedecendo uma sequência e espaçamento padronizados, buscando ornamentar e criar projetos como cartões, layouts e itens em mdf.



Pyramid 3D
 
O Pyramid 3D é uma variação da técnica de ornamentação 3D em cartões, caixas e até mesmo quadros. O resultado final do trabalho nos lembra uma pirâmide. A confecção deste tipo de trabalho é fácil e rápida, principalmente porque não exige recortes detalhados e intricados das imagens. O corte, na maioria das vezes é feito em linhas retas.

Iris Folding

Íris folding é uma forma fácil e versátil de dobrar papéis, gerando peças coloridas e de grande beleza, onde combinamos cartões com janelas e papéis dobrados organizados em forma espiral. Surgiu na Holanda e leva este nome porque o centro do trabalho nos lembra a íris do olho ou da câmera fotográfica.
 
A técnica nos lembra a pintura numerada de desenhos dos antigos livros de colorir desenvolvidos para crianças. A diferença está no fato de que usamos papel ao invés de lápis de cor para executar o trabalho.

 
Paper Embroidery

É uma técnica de combinação do bordado com relevo sobre o papel, gerando um visual que nos lembra os antigos tecidos de bordado inglês.


Fonte: http://www.carla.prediger.nom.br



Diferentes Técnicas de Encadernação

Estou fazendo uma 'repostagem' de um post de abril de 2012, que compartilhei no blog do nosso grupo de scrappers do Vale do Aço (MG), Simples Assim - Scrap entre amigas, sobre encadernação. 
Bjokas

Abrindo a temporada de abril trazemos um assunto que tem sido muito discutido e aprendido por nosso grupo de scrappers nos últimos tempos: Encadernação!
Fazendo uma pesquisa, achei alguns conceitos interessantes que compartilho com vocês. Espero que gostem! Bjs, Taty Paganoto.

Como surgiu a Encadernação

O ato de encadernar é muito antigo, e desde o principio da leitura e escrita o ser humano percebeu a necessidade de arquivar seus documentos históricos. Assim o processo de encadernação surgiu rapidamente, para que os homens conseguissem juntar seus relatos e organizar de forma que fosse útil para quando necessário uma consulta.

Antigamente o método de encadernação era feito através da encadernação artesanal ou manual. Hoje existem várias técnicas e máquinas para encadernar livros e cadernos de modo mais rápido e industrializado. Mas ainda muita coisa é feita de modo artesanal.
Tipos de encadernação
A Encadernação Brochura é muito usada na confecção de cadernos, eles recebem um costura na parte lateral em forma de acabamento e na frente das folhas é colocada uma capa de papel mais grosso.


A Encadernação Wire-o utiliza um suporte feito em aço, acrílico ou plástico, que normalmente tem formas de quadrado ou retângulo. Geralmente esse tipo de encadernação é usada em agendas, calendários, apostilas e cadernos escolares e em calendário de mesa. Essa técnica também é conhecida como espiral.



A Encadernação Canoa (usa dobra, intercalação e grampos), que é comumente usada em revistas e panfletos




Há também encadernação com pinos, argolas, canaletas, fitas, costura e a com fechamento magnético.







Algumas das diversas técnicas de Encadernação
Encadernação Japonesa é uma técnica diferente das demais técnicas de encadernação porque ela não usa cola, o processo de costura das folhas é feita manualmente e mesmo sendo feito dessa forma a durabilidade e a resistência são exatamente iguais à encadernação que é feita tradicionalmente, além de que, não há ferramentas ou equipamentos especiais para esta técnica e a encadernação japonesa tem um ganho a mais porque as possibilidades estéticas são muitas.

Primeiramente as folhas precisam ser fixadas e esse é um exercício simples e para fazê-lo basta usar um furador comum e elástico. A encadernação recebe quatro furos e trabalha com folhas soltas e não com cadernos.

Para fazer a encadernação japonesa é preciso de uma capa e também a contra-capa, miolo, fitas ou outro material para costura, agulha, agulhão para as furações ou solução pessoal.

Não há materiais específicos para desenvolver a encadernação japonesa fato é que os álbuns que recebem essa técnica de encadernação ganham um destaque visual muito maior do que os demais porque neles podem ser adaptados fitas, cores, papéis ou panos, tudo depende da criatividade de quem vai desenvolver a encadernação japonesa.

Cartonagem Artesanal também pode ser empregada como uma técnica de encadernação para montar bolsas, carteiras, vasos de flores, porta-joias, lixeiras, bem como, caixas modernas e estilosas para guardar objetos. A técnica da cartonagem artesanal tem como origem a França e também pode envolver a colagem de tecidos sobre os recortes de papelão feitos sob medida.
Encadernação Longstitch ou buttonhole é uma técnica encontrada na Europa, por volta de 1700, que se caracteriza por criar linhas ao longo do dorso do livro, caderno ou álbum, por meio de uma abertura na própria capa do livro, sem nenhum uso de cola. Essa costura é muito usada em álbuns, por permitir o uso de compensações na lombada.
Encadernação piano hinge, cuja tradução literal é dobradiça de piano. É um tipo de encadernacão em que os cadernos são encaixados por meio de varetas que funcionam como o pino da dobradiça de piano não havendo portanto nenhum tipo de costura ou cola na lombada.As varetas podem ser dos mais variados tipos de materiais tais como madeira, bambu, metal, vidro e nas mais diferentes formas: palitos de churasco, lápis, hashi, agulhas de tricô, galhos de plantas, varetas de incenso, etc.
Fonte: Arte di Papel, Cartonagem Fernandez, Papelim, Papelmarcante e TEC.

100 Seguidores!!!!

Oi gente linda. Aproveitando a sonequinha do príncipe... tirei um tempinho para navegar e ver as novidades do Mundo do Scrap. E organizando o blog, vi que atingi a marca dos 100 seguidores. Delíciaaaaa!!! Só tenho a agradecer as visitas, o carinho, as trocas de informações e as amizades que fiz por aqui. 

E para comemorar, resolvi fazer um sorteio. Dos 100 registros, apenas 98 válidos.... #nãoentendioblogger.com... Mas tudo bem. Abaixo, a lista e a sortuda.....





Pathy Fr.

Flor, envie um e-mail para tatyri@ig.com.br, com seus dados (Nome Completo, Endereço com CEP). Bjokas. 

Adriana Moreira1
Adriane Morais2
Alessandra Sanches Volnistem3
Aline Bulhões4
Amanda Negri5
Ana Le6
Andrea Caldas7
Andreza Mattos8
Anne9
Bete Ovando10
Cacau Delícia Bombons Finos11
Cantinho da Patty12
Canto das Bijoux13
Carmem14
CATARINA LORENZI15
celevital16
cleidemara17
Crie Artezzanato18
CRIS VACCARI19
cristiana hilario20
Cristina Barbas21
Débora Folly22
Dicas Femininas23
dicasdareny24
divinasina pessoa25
Elem Brum26
eliane regulle27
Elimar28
Elisangela Costa29
ÉRICA GOMES30
ESPAÇO LADY ELAINE31
Fabiana Strehlow32
FATIMARTES33
Flávia34
fuxiqueiraartesanato35
Gabi Dardis36
Gente de Massinha37
Gi Guerreiro38
Gleise Faria39
Graziscrap40
Iris Barbas41
Ivone42
JALUZA43
Jose Paulo Ribeiro Neto44
Josélia Santos45
Karina Urso46
Karla Fonseca47
Kátia Cris48
Kelly Tudini49
Keridinha50
lala Reggiani51
langebarreto52
Layza Lopes53
Leentje54
Lelé55
Lidiane Ribeiro56
Lorena57
Lu - Babalu58
Luciana Gomes59
Luciene de Paula60
Luhana Guedes61
Luiza Pires62
MAKEPOPULAR63
Marcia Felício64
Márcia Kamano65
maria auxiliadora fernandes da costa martins martins66
Marilia Gama67
Mila Cris68
Mirela Scrap Life69
Monika Costa Lima70
Nétali Leite71
Papel com Luxo Nidia & Mary72
pathy fr73
Paula F.P. Simionato74
Paula Vianna75
RAICA CARVALHO76
Rê Monteiro77
Roberta Lucena78
rosanagarciahess79
Rose Arts80
Rosi81
Sarinha82
sasdm183
Scrap Tia Mi84
sgartes.blogspot.com85
Shoes! OMG! Shoes!86
Siglea Mallet - "Blogueiras Unidas"87
Solange Moreira88
Sue Nascioli89
Tammy90
Tatiana Ribeiro Almeida Paganoto91
Valdineia Anselmo92
Vanessa Carlos93
Vivi Morais94
Viviane95
Welize Archas96
Weslidey Ribeiro97
Zilda santiago98

29 de jan de 2013

Aniversário Blog da Pathy

A queridíssima Pathy Razo do blog Dobras e Cortes está comemorando o primeiro ano de seu blog. E para coroar esse momento, está realizando um sorteio super fofo!!!

Pathy, aproveito para desejar muita luz, alegria e criatividade em sua vida, para que continue fazendo trabalhos tão encantadores e compartilhando conosco suas habilidades. Sou sua fã!!! Bjokas

E participando desse desafio, fiz meus primeiríssimos personalizados, usando kits para scrapdigital do Armazém Criativo.



15 de jan de 2013

L.O: último desafio Mimos da Mandi

Oi gente linda, vim lhes mostrar um L.O que apresento no último sorteio do desafio do Mimos da Mandi, com o tema datas. Papel TEC selos de postagem, marcando as datas de niver. Bjokas



Calendário: último desafio Mimos da Mandi

Oi gente linda, vim lhes mostrar um projeto que apresento no último sorteio do desafio do Mimos da Mandi, com o tema datas. Calendário de mesa que fiz usando um PAP do site da TEC. Espero que gostem!!




7 de jan de 2013

De volta!!!

Oi gente linda. Depois de muita festa, momentos agradáveis em família e descanso longe da tecnologia... estou de volta! O ano de 2013 promete, então, só posso desejar à todos nós muitas alegrias, saúde, realizações, paz, luz e projetos incríveis.

Bjokas

 

 

Sorteio Edilza Teixeira

Oi gente linda, a Edilza Teixeira  está fazendo um sorteio pelo seu aniversário (Obaaa!!!), vamos participar?! 
                 

Sorteio   Edilza Teixeira 

Bjokas