28 de mar de 2013

Receita de Scrap#2: L.O Paparicos

Fechando o mês de março com um L.O simples, mas que preencheu um espaço livre nessa tarde de chuva. Fui fazendo com a 'Receita' proposta pela turminha do Scrap pelo Brasil.

No projeto usei papeis TEC, Arte Fácil e um importado que ganhei. Moldura em transparência, flores de furadores, emboss, brad, laços, botões e doily (toalhinha rendada).

E como não tinha washi tapes legítimas, 'generiquei' usando as orientações desse link: http://www.dcoracao.com/2012/05/washi-tape-como-fazer-onde-comprar.html.

Espero que gostem!!! Bjokas

25 de mar de 2013

Scrap Digital / Scrap Híbrido: possiblidades de combinação

No ano passado, fiz um post no blog do nosso grupo de scrappers (Simples Assim - Scrap entre amigas) com o que vivenciei do Scrap Digital. E como veio essa semana a sugestão da Sue Nasciolli para falar sobre Scrap Híbrido, vi uma utilidade em postar também aqui no blog.

-------------------------------------------------------------- 
O Scrap Digital


Com a popularização das máquinas de fotos digitais, a criação de cartões virtuais na internet e a evolução do trabalho dos designers gráficos, a ‘tradicional’ forma de se fazer o Scrapbooking ganhou uma variação: o ' Scrap Digital'.

O Scrap Digital ou o ‘Scrapbooking no computador’ é uma tendência que vem crescendo entre as scrappers, sendo uma forma econômica, de menor impacto ambiental e bem bacana de se organizar/decorar as fotos digitais, que quase nunca revelamos ou organizamos em álbum digital.

Também pode ser usado como uma forma complementar ao Scrap Artesanal. Sabe quando falta algum elemento ou mesmo um título em nosso layout? Podemos usá-lo para criar o que falta. Incrível, não?? E se quisermos ou não imprimir o projeto, fica também a escolha.

Combinar o Scrap Digital com o Scrap Artesanal traz excelentes e lindos resultados aos nossos projetos, e a essa combinação damos o nome de Scrap Híbrido!

O que é necessário para se fazer essa arte?

Usando o Word, Paintbrush ou programas de edição de imagens como Photoshop e mesmo de Scrap Digital como o Scrapbookflair e Scrapbook Max, essa arte digital nos oferece mil e uma possibilidades de criação, seja para personalização de festas, lembranças, criação de layouts, produção de banners, cartões, marcadores, personalização de blogs e o que mais pudermos criar.

Botão para blog que criei - usei elementos da freedigitalscrapbooking


Cartão híbrido (fiz na Oficina Virtual) - Usei Kit Armazém Criativo e Miçangas.



Criei esse frame usando o Scrapbookflair

Assim como no tradicional, o kit digital de scrap é composto por arquivos eletrônicos que tem papeis, texturas e elementos (formato em PNG – fundo transparente na imagem ou vetores), para serem usados conforme o tema a ser produzido.

Existem kits gratuitos (Freebies) para download em diversos sites da internet, QuickPages (layouts prontos que só precisamos inserir fotos), e os kits vendidos, criados por designers gráficos e comercializados em lojas e blogs de scrap.

Freebies
http://websterspages.typepad.com/webstershome/friday-trendsetters/
http://www.digiscrapdepot.com/freebies/
http://www.freedigitalscrapbooking.com

Vendidos
www.elo7.com.br
www.armazemcriativo.net/
http://www.scrapjackie.com.br/

Importante saber!

Algo muito discutido sobre o Scrap Digital é quanto ao uso e licenciamento dos kits.

Alguns designers exigem a divulgação da ficha técnica e devidos créditos do autor, outros não permitem a utilização para comercialização de produtos. Encontramos também, profissionais que oferecem licenciamento com expiração de uso, e os que exigem que o kit seja de uso estritamente pessoal, não podendo compartilhar ou distribuir em blogs (mesmo que se tenha pago por ele).

Então, fica a dica, antes de utilizar um kit digital, busque se informar sobre seu uso e reprodução!

Me contem, foi proveitosa essa leitura? Espero que tenham gostado.

Bjs, Taty Paganoto.

Fonte: Simples Assim - Scrap entre amigas

Encadernação: Porta Retrato mesa

Desde que ganhei no ano passado, da queridíssima Paula Flávia (APapelouca), um porta retrato em encadernação, fiquei louca de vontade para aprender a técnica da moldura encadernada. Troquei figurinhas com Paula, que mais que danadinha, me contou que fez tudo pelo instinto e prática... sem medida e PAP, acreditam nisso??? Ela é feraaaaa!!! 

Então, me propus a fazer o desafio sozinha. Claro que recorri à uma ajuda mega especial da minha amiga Luhana Guedes, que é outra expert em encadernação.

Juntando as orientações preciosas, eis que surgiu essa lindeza!!! Usei papeis Litoarte e TEC, strass, spray glitter, falsa costura, pérola, laços e strass. A parte externa deixei em branco, já que o papel tem relevo de borboletas!
E com esse projeto, participo de dois desafios:

1) Blog dos Desafios: Desafio#11 | Usar costura:
Fiz uma falsa costura em caneta, proximo às flores e borboletas.

2) Desafio Dany Freire - Arte.1: Desafio Flores | Regra: usar pelo menos uma flor Arte.1 e se inspirar na imagem.
Fiz a flor preta usando a fita scallope e me inspirei no tema com a leitura:
"Minha casa, meu recanto, o amor, o aroma das flores e a tranquilidade....".

Páscoa: embalagem para trufas

Me inspirando na dica da Elisabeth Sarkis, para reciclar latas, fiz essa embalagem para presentear na Páscoa, 
 e participar do Desafio do ACC - Tema: Páscoa com a paleta de Cores abaixo.


Usei no projeto, retalhos de papeis TEC, fita, botões, spray glitter e retalho de guardanapos. Espero que gostem! Bjokas.

23 de mar de 2013

Dicionário Scrapbooking

Há tempos que falo por aqui da minha ideia de postar  um dicionário dos termos do scrap  no meu blog. Não só significado dos termos clássicos, mas do que circula nos blogs das scrappers e fóruns

Não por ser jornalista, mas acredito que dicionário é uma 'mão na roda'. E no scrap, para iniciantes como eu, é algo para ajudar na 'curiosidade' em saber do que se trata.... kkkk.

Então vou começar abaixo com algumas palavras, mas vão acompanhando o dicionário na íntegra, na guia que iniciei no blog: Termos de Scrap.

E para quem sempre está por aqui e curtir a ideia, e quiser compartilhar, vou adorar receber as 'palavrinhas' e os significados. E como  Abril é mês do meu niver, vou lançar um desafio: "Quem participar, irei criar um sorteio surpresa de agradecimento".

Bjokas


Dicionário Scrapbooking
  • DIY: é uma abreviação de Do It Yourself (do inglês faça você mesmo).
  • Doily: são as toalhinhas, tanto as rendadas de papel ou em crochê.
  • L.O: Layout. Página simples ou dupla de scrapbooking.
  • Memorabilia: é algum item ligado às lembranças e recordações; objetos estimados que lembram nossas 'memórias' e fatos ocorridos. Ex. Ingressos, Guardanapos, Tickets, Bilhetes, etc.

L.O: DESAFIO - Sketch 18 - Renata Moni

Gosto muito das dicas e inspirações da turminha do blog Scrap entre Amigas, e dos desafios que lançam. Considero que seguir sketch e combo de cores é, na maioria das vezes, um desafio e tanto, já que nem sempre dispomos dos tons, elementos e recursos necessários.
Mas, é aí que alçamos vôos, criamos, adaptamos e interpretamos o desafio em uma nova leitura de criação. Então, para participar do desafio de março, proposto pela talentosíssima Renata Moni, fiz um L.O bem simples.

Sketch 18 - livre combo de cores.
Minha interpretação, registrando a primeira papinha do pequetito: 
 
Usei recortes de papeis TEC, Cardstock e Arte Fácil. Usei costura, tinta relevo, glitter, glimmer mist, doily, doodles, botões, twine e strass. 
Espero que gostem!! Bjokas.

22 de mar de 2013

Decoupage guardanapo: prato de vidro

Olá, passando para lhes mostrar uma peripécia....

Ganhei ano passado da queridíssima Paula Flávia (A Papelouca), uns guardanapos, e até esses dias não tinha usado nadica. Busquei na net algumas informações para aplicá-los em caixa de mdf e prato de vidro, e me joguei!!!

Na primeira tentativa não fui nada feliz....#fiascooooo que não dá para mostrar #kkkk. Já na segunda, acredito que tenha ficado perto do 'bom', já que encontrei uma boa orientação de um PAP. Gostei do resultado, e estou pensando em fazer alguma aulinha de decoupage para complementar meu aprendizado.

Bjokas, ótimo fim de semana!!



20 de mar de 2013

Kitchen Queen: Personalizados Chá de Cozinha

Esses dias andei fazendo 'arte' pelo mundo dos personalizados... 

E buscando criar algo simples e que retratasse todo o carinho, respeito e agradecimento pelos laços fraternos e profissionais, quis criar uma lembrança personalizada e fora do convencional para o chá de cozinha que planejamos em nome do grupo Simples Assim - Scrap entre Amigas, para nossa queridíssima Tágide (Arte di Papel), que muito em breve sobe ao altar. 

E com o tema do freebie 'Kitchen Queen', montei tubete com ervas aromáticas e mint to be com segredos de cozinha. Fiquei feliz com o resultado e elogios das meninas.

 
Espero que gostem!! Bjokas

19 de mar de 2013

19 de Março: dia do Artesão!

Hoje, 19 de Março, é dia de homenagear o Artesão. Uhuhuhu!!!!!

Mesmo com incentivo do governo, abertura de mercado de exportação, capacitação e diversas publicações e programas da área na TV, muitos pensam, equivocadamente, que 'Fazer Artesanato' não se pode considerar uma profissão com 'renome'. Vendo o segmento exclusivamente como uma 'ocupação' para quem quer distrair, passar/ocupar o tempo, aprender algo novo, se 'curar' ou se 'encontrar', reaproveitar as coisas, ou mesmo, tentar a sorte de ganhar uma 'renda extra ou fixa', e personalizar seus presentes e itens de decoração.

É certo que podemos entender que 'fazer artesanato' possa ter um pouco disso também, mas é uma profissão/ocupação que merece todo nosso reconhecimento e respeito, pois é algo que é feito com amor, individualizado, com muito cuidado, dedicação, zelo e dominio de técnicas.

Por isso, quem acha-se no direito de 'colocar' preço no trabalho dos outros; comparar o artesanato com a produção de lojas/empresas; encomendar e não pagar, não conhecer a arte e 'dar palpite errado', e não dar o devido valor ao profissional, deveria rever seus conceitos!!!

Felicito todos os artesãos neste dia, das mais variadas diversas áreas que existem: Costura, Patchwork, Scrapbooking, Pintura, Decopauge, Biscuit, Renda Filó, Sabonetes e Velas artesanais, Apliquee, Croche, Ponto Cruz, Bordados, Tricot, Fuxico, E.V.A, Feltro, PET, Cerâmica, Renda, Filigrana, Origami, Madeira, Bonecos, etc.

Bjokas.

18 de mar de 2013

Sorteio Smash: Naiara - Blog Cheia de Graça

Mais um super sorteio da talentosíssima Naiara, que é 'Cheia de Graça' como seu blog, que gosto muito de me inspirar e 'babar' nas composições. 
O mimo do sorteio é uma tentação e o frisson geral nos últimos tempos: SMASH!!!! Eu não tenho snifffff. Mas, bora tentar a sorte?? O sorteio vai até 31 de Março. Bjokas.

Dica Scrap Buddy: Pintar pérolas com esmalte

Gosto de compartilhar o que leio do Mundo do Scrap, então compartilho algo que tinha lido mas não me lembrava de onde. E hoje vendo do sorteio encontrei o post

A scrapper Gildett Marillac do Scrap Buddy publicou o post abaixo sobre a dica da artesã Ana Matos de pintar pérolas brancas com esmaltes. Achei super oportuna, já que amo colocar pérolas nos projetos e nem sempre tenho as cores que combinam. Vou tentar fazer em breve, depois passo por aqui e lhes mostro também.

Bjokas

------------------------------------------
Terça, 5 de Março de 2013.  - Scrap Buddy

Dica- Qual a cor que você quer para suas pérolas? Todas as cores de esmaltes para unhas que houver neste mundo mágico das mulheres.... Quem deu a dica foi  Ane Matos (garota cheia de energia e alegria !!!)  no programa Arte Brasil , ela mostrou como pintar as pérolas, fiz do jeitinho que ela ensinou, aprovei vou mostrar como fiz.


 Primeiro coloquei as pérolas sobre fita crepe com a cola para cima.

Depois passei três camadas de esmalte intercalando um tempo para secagem, quanto mais tempo seca , melhor fica...





Depois de seca só é soltar com cuidado...




Simples assim...
Gildett Marillac

Sorteio Scrap Buddy

Conheci recente o blog Scrap Buddy, achei super inspirador, com trabalhos lindos de scrappers que sempre vejo nos desafios e brincadeiras dos blogs
 
E bacana as meninas estarem fazendo um sorteio super fofo no dia 31 desse mês.
 
Claro que não poderia deixar de participar e tentar a sorte de ganhar essa linda peça da Arte.1. 
 

Sorteio no blog ArtesAnna

Oi gente, a Anna está fazendo um sorteio bem legal no blog dela. Quem quiser participar e tentar a sorte de ganhar o mimo super fofo, acesse o link: http://artesannascrap.blogspot.com.br/2013/03/sorteiooooooooo.html


15 de mar de 2013

Desafio #85 Do Fundo do Baú: Addicted to Cards

Minha Mãe Celeste!!! Quando vi o Desafio #85 Do Fundo do Baú do blog Addicted to Cards, me veio na hora um dos primeiros cartões que fiz, logo que iniciei no scrap em 2011. 

E analisando, a pessoa aqui nem teve tanta iniciativa, buscou facilidade e ainda por cima, 'loucamente' participou com o projeto no fórum  do Craftbook. #maluca!!!

Mas, como dizem, tudo é experiência, não é mesmo? 

No projeto original de 2011, a produção do mini cartão era para o 'Dia dos Pais, não podia ter flores, corações ou fitas, tinha que ser um projeto bem masculino. Usei um papel da TEC já com arabesco em glitter, dei uma carimbada e 'tasquei' um botão para enfeitar. Pronto, ali estava meu cartão!!!



Agora, liftando o cartão para participar do desafio do Add Cards, já pensei numa proposta com sobreposição de papeis, distress, emboss... e ficou assim, um pouco melhor do que o primeiro...kkk.

 Ótimo dia, bjokas.

14 de mar de 2013

Antes de Partir: Desafio Scrap Movies

Posso dizer que quem tem pouco tem muito às vezes.... Como??? Já que me faltam papeis, por que não usar tecidos?? Me inspirei em um sketch da Simply Papers para participar do Desafio#13 do Scrap Movies, que traz como inspiração o filme 'Antes de Partir'. 

Ainda não vi o filme, mas já tomei nota para assistir. 

E para produzir o Layout, pensei no lado 'Espiritualista', acredito que qualquer pessoa 'antes de partir', deveria buscar deixar a alegria se contagiar e a quem se ama, demonstrar mais afeto, rir, ter compaixão, se divertir, agradecer o aprendizado dos obstáculos, e celebrar os bons momentos vividos.


Nesse L.O usei papeis TEC e Arte Fácil, Retalhos de Tecidos, Borda adesiva TEC, prima flowers, emboss, spray glitter, doodles, pérolas, botões, aplique mdf e título que comprei no blog ScrapTiaMi.

Espero que gostem! Bjokas.

12 de mar de 2013

Doilies, você conhece??

Eu amo de montão e não sabia... mas, descobri em mais uma de minhas leituras, que as 'toalhinhas rendadas de papel' possuem um nome 'mega chique': Doily ou Doilies no plural. 
Consideram doily, tanto as rendadas de papel ou em crochê. E digamos de passagem, essas 'danadinhas' enfeitam e dão um charme à parte nos projetos de scrapbooking, não é mesmo??

Deixo aqui alguns exemplos de aplicação no scrap. Bjokas
Simply Creative}

scrapbooking by Cindy Stevens @ shimelle.com
Shimelle.com
Cirandadepapel.com

E encontrei essa dica de flor usando a Doily, porém não encontrei a fonte ou autor. Então, postei, caso alguém saiba de onde é, me avise #pleaseeee para dar os devidos créditos. #longedeconfusão por divulgar ou copiar imagens.

 

9 de mar de 2013

L.O Unlimited Time

Enquanto o príncipe dorme.... mamãe 'scrapeia'...kkk. Fiz um layout com as fotos do pequetito quando nasceu e dos três primeiros meses de vida, um tempo especial e ímpar em nossas vidas.


Usei nesse projeto, papeis TEC, Arte Fácil e Oficina do Papel. Também, glimmer mist, bailarina, costura, distress, juta, carimbo, flores, botões e tag.

E com esse L.O participo dos desafios de março dos blogs mais que 'top':

Scrapplayground: Tema: 'Livre'. /Regra: usar tecido e uma costura.

Fiz 'fuxiquinhos' de tecido em formato de flor com pérola, e costura de destaque das fotos.

Scrappelobrasil: Tema: 'O Mistério do Tempo'/ Regra: usar símbolo como relógio, calendário, ampulheta, despertador...

Esse novo tempo em nossas vidas simboliza o amor sublime, inexplicável e transformador. Um aprendizado constante, uma delícia de momentos felizes.

Scrap for help: Regra: usar 'burlap', que traduzindo é pano de saco ou juta. Eu usei a juta para dar um acabamento junto aos apliques.

Espero que gostem, bjokas e ótimo fim de semana!

8 de mar de 2013

8 de março: minha homenagem!

Hoje, bons motivos para nós em comemorar o dia 8 de março. Ganhamos de pouco a pouco a independência, o reconhecimento, a abertura no mercado de trabalho, somos mulheres 'alfa', mas ainda, falta o respeito, o 'basta' à violência e a certeza de que teremos uma sociedade com mais justiça e igualdade. Bjokas!

5 de mar de 2013

Memorabilia: o que é isso???

Gosto muito de ler sobre as novidades do mundo do scrap e sempre me deparo com palavrinhas e técnicas novas. E nessa semana a queridíssima DT Sueli do blog Scrap entre Amigas postou um artigo mega interessante sobre " MEMORABILIA"..... Pasmei.... já fiz isso com um cartão e nem sabia.... E o que vem a ser isso???
 
Trascrevi uma parte do post com as informações e alguns exemplos. #Aprecie e acesse o post original na íntegra: http://scrapentreamigasblog.blogspot.com.br/2013/03/artigo-como-integrar-memorabilia-ao-seu.html.

Bjokas

------ Scrap entre Amigas: Artigo - Como integrar memorabilia ao seu projeto de scrap?

" Como boas scrapers que somos, temos uma quedinha por embalagens, etiquetas, ingressos, folders, mapas, convites e tudo o que nos lembra de um momento maravilhoso, não é verdade?

Essa montanha de lembrancinhas que guardamos são o que chamamos de memorabilia, que pela definição da wikipedia, são semelhantes a lembranças, recordações ( latim memorable (coisas), plural de Memorabile ) são objetos estimados por suas memórias, no entanto, ao contrário de lembranças, as memorabilias são valorizadas por uma conexão a um evento. Esses itens incluem roupas,  jogos, fotografias, cartazes, ingressos, notas fiscais, cartões postais e entre outros. "

Abaixo o super exemplo da Amy Tangerine que sempre inclui muita memorabilia em seus projetos! Tanto os day books como no project life dela.

 
  • Usar envelopes para incluir a memorabilia no projeto

 Envelope e convites recebidos para festas no ano de 2012 - by Sueli 
 
Mãozinhas do Victor (2 anos)

4 de mar de 2013

O SAC e o respeito ao consumidor

Muitos dizem que o Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC) é um SACO, mas nem sempre é assim. Algumas empresas que prezam pela qualidade e respeitam o consumidor levam à sério esse importante canal de contato com o cliente final. Uma vez que as auxilia no posicionamento de mercado, satisfação frente aos seus serviços/produtos, aumento de vendas e na manutenção de sua estrutura.

E é nesse contexto, que compartilho um retorno do SAC da Toke e Crie sobre um problema que tive com as fitas dupla face e banana

Em janeiro contatei a TEC para informar sobre as fitas terem se soltado por completo de projetos que fiz a menos de 1 ano. A fita dupla face deixou uma marca como se fosse uma 'gordura' em itens que usei toalhinha de papel rendada, tags de papeis claros e prima flowers. 

Já a fita banana ficou porosa e seca, perdendo o volume nas aplicações.
 
Tive que enviar amostras das fitas e projetos para análise. Tão logo a TEC me retornou indicando que o problema poderia ser do lote, e iriam me enviar novas fitas.

Fiquei satisfeita com o retorno e atendimento prestado, mostrando que houve interesse em saber se usei corretamente o produto e se o produto apresentou falha em seu processo.

Então é isso, se tiver algum problema com qualquer produto, 'reclame', posicione-se, busque por informações, e mostre que nós clientes prezamos pela qualidade e produtos de confiança! Bjokas

Personalizados: Moranguinho Baby

Fiz esses personalizados para a festinha de 1 ano da filha de uma amiga, ficou simples, mas ela achou encantador. Bjokas.


2 de mar de 2013

1º desafio de dobraduras: ATC

Semana de origamis. Agora, eu fazendo!!! Para participar do 1º desafio de dobraduras do blog Dobras e Cortes, me inspirei na dica #19 que a Pathy passou, para criar esse ATC.

Fiz no tema Valentine´s Day. Usei retalhos de papeis TEC e importado. Usei papel de origami e técnica Spirelli que também aprendi no blog.  Espero que gostem! Bjokas



1 de mar de 2013

L.O: desafio #10 Blog dos Desafios

De bobeira por aqui e literalmente sem papel, criei um L.O para registrar as comemorações dos seis meses do pequetito. Usei papel TEC, chatoons, adesivo, fita, carimbo e glimmer mist. Com esse L.O participo de modo 'mega modesto' do desafio #10 do blog dos desafios. Bjokas


Encomenda especial: álbum love

Essa semana entreguei um mini super especial que adorei fazer. Fiquei mega feliz por conseguir extrair o desejo da Layane para presentear seu namorado no primeiro ano de comemoração!!!#responsabilidadeeeeeee...

A frase dela 'fica por sua conta, confio no seu bom gosto!" ficou martelando na minha cabeça, dando mil e uma possibilidades para criação e uso dos elementos. Tive que me conter para entregar em tempo hábil. Então, segui uma linha clássica do scrap, de fino trato e puro luxo nos detalhes... (risos)..... Ficou uma graça!!!!

Usei técnica de encadernação com sanfona, papeis TEC e Arte Fácil, prima flowers, emboss, moldura em resina, carimbo, botões, twine, distress, glimmer mist, spray glitter. E contei com a ajuda da minha prima Carol Nakaba para produzir os origamis, que deram um charme à parte no projeto.

Espero que gostem!! Bjokas




 

Mini Álbuns

Trouxe para mostrar uns minis que fiz para presentear amigos e familiares. Usei técnica de encadernação, sanfona e miolo plástico. Decorei com recortes de papéis, apliques, adesivos, fitas e botões.